INDEXADORES

O Brazilian Journal of Natural Sciences possui os indexadores descritos

DIADORIM 
O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. As informações aqui divulgadas são coletadas diretamente com os editores das revistas científicas brasileiras, a quem agradecemos pelo envio e atualização das informações.
O objetivo deste serviço é identificar, sistematizar e disponibilizar as informações das políticas estabelecidas pelas editoras dos periódicos brasileiros referentes ao armazenamento dos artigos nos repositórios institucionais. Constitui-se em uma fonte de consulta importante para que autores e gestores de repositórios não descumpram o acordo de publicação estabelecido entre o autor e a revista, quando do arquivamento de artigos no repositório da instituição. Veja no item do menu "Permissão de depósito" os detalhes do sistema de classificação das revistas.

LATINDEX  
O Latindex trabalha com base na cooperação regional por meio de uma instituição responsável em cada país participante. A coordenação geral do sistema reside na Direção Geral de Bibliotecas (DGB) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). O suporte de TI, o desenvolvimento de sites, a construção e a manutenção do sistema de entrada de dados on-line são responsáveis pela Direção Geral de Computação e Tecnologias de Informação e Comunicação da própria UNAM. A lista de instituições atualmente associadas, de acordo com o ano de incorporação na Latindex, é a seguinte:
Brasil; Cuba; México; Venezuela; Espanha; Colômbia; Portugal; Porto Rico; Equador; Costa Rica; Uruguai; Peru; Bolívia; Panamá; Guatemala; Nicarágua; Honduras; O salvador; Paraguai; Coreia do Sul.

CROSSREF / DOI      
Digital object identifier (DOI) é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet.
Atualmente, cresce a preocupação com a segurança de objetos digitais na Internet. Por isso, foi criado o DOI (Digital Object Identifier), um sistema para localizar e acessar materiais na web – especialmente, publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais.
O DOI representa um sistema de identificação numérico para conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral. Foi desenvolvido recentemente pela Associação de Publicadores Americanos (AAP) com a finalidade de autenticar a base administrativa de conteúdo digital. É concebido como um número, mas não tem um sistema de codificação pré-definido e também não traduz ou analisa esta numeração. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc).

CC-BY  
Usando licenças públicas Creative Commons:
As licenças públicas do Creative Commons fornecem um conjunto padrão de termos e condições que criadores e outros detentores de direitos podem usar para compartilhar obras de autoria originais e outros materiais sujeitos a direitos autorais e certos outros direitos especificados na licença pública abaixo. As considerações a seguir são apenas para fins informativos, não são exaustivas e não fazem parte de nossas licenças.

ORCID
O ORCID fornece um identificador digital persistente que o distingue de todos os outros pesquisadores e, através da integração em fluxos de trabalho de pesquisa importantes, como envio de manuscritos e doações, suporta vínculos automatizados entre você e suas atividades profissionais, garantindo que seu trabalho seja reconhecido.

DOAJ (Diretório de Revistas de Acesso Aberto)
O DOAJ é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e revisados por pares. DOAJ é independente. Todo o financiamento é via doações, 40% das quais são de patrocinadores e 60% de membros e editores . Todos os serviços do DOAJ são gratuitos, incluindo a indexação no DOAJ. Todos os dados estão disponíveis gratuitamente.
O DOAJ opera um programa de educação e divulgação em todo o mundo, focado na melhoria da qualidade das solicitações enviadas.

GOOGLE ACADÊMICO
O Google Acadêmico é um serviço de busca do Google voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, cientistas, universitários e curiosos.
A ferramenta funciona como um repositório de teses, artigos científicos, resumos, monografias, dissertações e livros.
O buscador indexa conteúdos de bases de acesso abertos como a Scielo, Altametric e Wiley ou de materiais que estejam disponíveis no Google Livros.
O Google Acadêmico permite inclusive que os próprios usuários adicionem suas produções científicas

CROSSREF SIMILARITY CHECK   
Quando um editor está avaliando um manuscrito recém-enviado, é importante saber se o trabalho é original. O Similarity Check (anteriormente conhecida como CrossCheck) disponibiliza para editores e editoras comerciais ou públicas o software iThenticate, da Turnitin, que possibilita o upload de documentos para verificação de similaridade com um banco de dados de milhões de outros artigos acadêmicos, livros, artigos de conferências, dissertações, outros conteúdos acadêmicos publicados e bilhões de páginas da web, para garantia de originalidade do material. O Similarity Check instantaneamente gera um relatório que destaca possíveis correspondências e indica se e como o artigo coincide com outro trabalho. Este relatório permite que os editores avaliem a originalidade do trabalho antes de publicá-lo, proporcionando confiança para editoração.

IDENTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE PUBLICAÇÕES SERIAIS (ISSN)  
Rede ISSN (ISSN Network) é uma organização intergovernamental representada por 89 centros nacionais e regionais, em todo o mundo. A Rede foi criada em 1971, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e implantada três anos mais tarde para apoiar o controle bibliográfico mundial de publicações seriadas, por meio de um código único, o ISSN (International Standard Serial Number).
A Rede ISSN é coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, com sede em Paris, e já possui, em todo o mundo, mais de 2 milhões de títulos de publicações seriadas identificadas com esse código. Constitui a mais completa e abrangente fonte de informação sobre publicações seriadas.

SCIENCE DIRECT ELSEVIER 

Os artigos publicados em acesso aberto são revisados por pares e liberados para que todos possam ler, baixar e reutilizar, de acordo com a escolha de licença do usuário pelos autores.
SCOPUS
O Scopus é o maior banco de dados de resumos e citações da literatura revisada por pares: periódicos científicos, livros e anais de congressos.