Politica Crossmark

Politica Crossmark
Crossmark é uma iniciativa de vários editores para fornecer aos leitores uma maneira padrão de localizar a versão atual de um determinado conteúdo. Aplicando o logotipo Crossmark, a Revista Brazilian Journal of Natural Sciences se compromete a manter o conteúdo que publica e alertar os leitores sobre possíveis mudanças que possam ocorrer.
Ao clicar no logotipo Crossmark incluído em cada item, o sistema informará o status atual de um documento e também fornecerá informações sobre o histórico de modificação do item. Uma das maneiras em que a Revista Brazilian Journal of Natural Sciences usará o Crossmark será incluir informações sobre as novas versões revisadas do artigo, bem como quaisquer novas contribuições relacionadas ao artigo que os revisores especialistas (pareceristas) possam fazer após sua publicação.
A Revista Brazilian Journal of Natural Sciences reconhece a importância de manter a integridade dos dados de pesquisa para pesquisadores, bibliotecários e profissionais de saúde, e por isso desenvolveu uma política de correção, retração, eliminação e substituição de artigos, abordando essas preocupações levando em consideração as melhores práticas editoriais atuais.
Embora nosso modelo permita aos autores atualizar seus artigos e publicar novas versões, os artigos que já foram publicados permanecerão inalterados tanto quanto possível. No entanto, em circunstâncias excepcionais, um item pode ter que ser alterado posteriormente, ações que não serão realizadas levianamente. Essas circunstâncias incluem:
Correção do artigo: Às vezes, após a conclusão da revisão por pares, os autores podem perceber que uma pequena parte de seu artigo pode conter dados ou informações incorretas. Isso pode ser resultado de um erro por parte dos autores ou de um erro introduzido durante o processo editorial da revista. Nesses casos, uma correção pode ser justificada. Será produzida uma versão revisada do artigo ou nota de correção, detalhando claramente os motivos e o conteúdo modificado.
Nota Editorial: em algumas circunstâncias, pode ser apropriado adicionar uma Nota Editorial a um artigo. Esta ação pode ser tomada se a Revista Brazilian Journal of Natural Sciences receber informações de que uma pesquisa ou má conduta de publicação pode ter ocorrido ou que uma alegada má conduta de pesquisa está em andamento. Uma Nota Editorial é uma forma útil de alertar os leitores sobre um possível problema com um artigo durante a realização de outra pesquisa.
Retirada de artigos: esta ação está reservada para artigos que apresentem deficiências graves, portanto, seus resultados ou conclusões podem ser afetados significativamente. Retrações de itens podem ocorrer por vários motivos. Isso pode incluir erros honestos relatados pelos próprios autores (por exemplo, erros devido à mistura de amostras ou o uso de uma ferramenta científica ou equipamento em que defeitos são posteriormente observados), bem como questões como a má conduta de pesquisa (fabricação de dados), duplicação ou publicação sobreposta, uso fraudulento de dados, plágio ou pesquisa antiética. Para qualquer item retirado, o motivo que instigou a retirada será claramente indicado no aviso de recall. O aviso de retratação será vinculado ao artigo retratado e o artigo será claramente marcado como retratado (incluindo o PDF).
Eliminação de artigos: a eliminação de um artigo só seria realizada quando existissem limitações legais impostas ao editor, o titular dos direitos de autor, por exemplo, quando o artigo é claramente difamatório ou infringe os direitos legais de terceiros ou quando o item for objeto de ordem judicial. As informações bibliográficas de um artigo excluído serão retidas no site junto com as informações sobre as circunstâncias que levaram à exclusão.
Substituição de artigos: um artigo pode ser substituído em caso de publicação de dados falsos ou imprecisos que possam representar um risco grave à saúde. Aqui, os autores poderão retirar o artigo original e substituí-lo por uma versão corrigida. O motivo da substituição será claramente indicado no item de substituição.
A Revista Brazilian Journal of Natural Sciences seguirá o Código de Conduta para Editores da Revista. Seguiremos regularmente os padrões internacionais e as melhores práticas e atualizaremos essas políticas de acordo com os desenvolvimentos, conforme apropriado.